Diferença entre Espanhol e Castelhano

Qual a diferença entre Espanhol e Castelhano

A diferença entre Espanhol e Castelhano promove muita curiosidade. Contudo são poucos os que podem explicar adequadamente o que são coisa e coisa.

Porém, para sua felicidade, hoje esclareceremos definitivamente este assunto. Você saberá, com riqueza, se há mesmo diferença entre Espanhol e Castelhano.

Vamos juntos?

Existe diferença entre Espanhol e Castelhano na prática?

Diferença entre Espanhol e Castelhano

A primeira grande pergunta é esta: existe mesmo diferença entre Espanhol e Castelhano? E a resposta é bem simples: na prática, não.

Ocorre que os dois termos designam o mesmo idioma. O vocabulário fundamental, regras gramaticais e pronúncia são, basicamente, os mesmos.

Dessa forma, se você sabe Espanhol, obviamente sabe, também, o Castelhano.

Em resumo, não há diferença linguística entre os dois símbolos. A diferença entre Espanhol e Castelhano repousa em questões históricas e políticas.

A diferença entre Espanhol e Castelhano na história

Antes de tudo, precisamos nos contextualizar historicamente. Voltando no tempo, podemos entender o surgimento do Espanhol com mais precisão.

Durante a Idade Média, toda a península ibérica estava dividida em reinos. Ali, havia os reinos da Galícia, Aragão, Leon, Navarra etc.

Ocorre que, por conta de seu poder, o reino de Castilla ergue-se sobre os demais. Nessa unificação, formou-se o Reino de Espanha, um dos mais importantes da época.

Unidas coroas, uma das línguas precisaria ser a oficial. Assim, o idioma de Castilla consolidou-se como comum a toda a Espanha.

Este idioma era o resultado da modificação do latim vulgar, falado antes do séc. V. Sendo próprio de Castilla, chamavam-no de Castelhano.

O termo Espanha, por sua vez, vem dos romanos. Hispânia era o nome com o qual designavam a península ibérica. Era, naquele contexto, um dos territórios deste Império.

Mais tarde, já no período das grandes navegações, o Castelhano era comumente tratado como Espanhol. As colônias, portanto, o recebiam já com esse nome.

Assim, já se reconhecia, simultaneamente, os dois termos. O idioma da Espanha era tanto chamado de Espanhol quanto de Castelhano.

Diferença entre Espanhol e Castelhano

A diferença entre Espanhol e Castelhano culturalmente

Culturalmente, podemos dizer que há diferença entre Espanhol e Castelhano. Embora não seja prática, corresponde a uma diferença ideológica.

Acontece que, com a independência das colônias, o período de domínio passou a ser mal visto. E com razão: os novos países queriam nutrir seu próprio orgulho.

Então, como Espanhol era o nome apresentado pelos colonizadores, passou a ser deixado de lado. Em seu lugar, as antigas colônias assumiram, como identidade, falar Castelhano.

Ainda, a posição geográfica do reino de Castilla y Lion também nutria seu próprio orgulho. Diferentemente do restante, chamavam, também, sua língua de Castelhano.

Desse modo, os países americanos de colonização espanhola não chamam sua língua de Espanhol. O norte da Espanha tampouco o faz.

Mas lembre-se: a estrutura é única. A diferença repousa, unicamente, nesta questão política. Tudo bem?

E então? Gostou da explicação? Se sim, compartilhe com seus parceiros de estudo.

Caso alguma dúvida ainda permaneça, basta deixar um comentário. Será um prazer imenso resolvê-la para você.

Fique ligado em nossas outras matérias. Além de outras curiosidade, trazemos frequentemente lições incríveis.

Até logo, caro aluno. Esperamos você por aqui novamente.

Redação Hablare

Hablare é um site de conteúdo para quem deseja aprender a falar espanhol. Temos conteúdos completos e dicas para tornar o seu aprendizado nesse idioma ainda mais cativante e divertido.

View all posts by Redação Hablare →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *