Quais são os países que falam espanhol oficialmente

Países que falam Espanhol Oficialmente

Saber quais são os países que falam espanhol é um grande motivador para aprender este idioma. Belíssimo, em sua forma, nos é muito útil em viagens e tratados comerciais.

Ocorre que o espanhol é uma das línguas mais faladas na América do Sul. Nosso bloco continental, portanto, nos tem como uma rara exceção.

Vamos, hoje, conhecer um pouco sobre os países que falam espanhol oficialmente. Convido você a fazer, conosco, esta volta ao mundo.

A origem da língua espanhola

Paises que falam espanhol

Para compreendermos o espanhol contemporâneo, voltar no tempo é primordial.

Ocorre que o idioma formou-se mediante intensos choques de cultura. Tanto em sua origem, na Península Ibérica, quanto nas colônias da coroa, ele transforma-se e reforma-se.

O Espanhol nasceu a partir da expansão do Império Romano. Com os exércitos e sistemas, também veio o Latim para a península.

Mais tarde, por volta do séc. V, tal império encontrou seu fim. Desde então, invasões contribuíram com novas vocábulos e formas.

O primeiro povo a invadir a então Hispânia foi o germânico. Já no séc. VIII, a dominação muçulmana se encarregou de grandes mudanças linguísticas e culturais.

Mais recentemente, com a colonização das Américas, o Espanhol cresceu e se diversificou. O responsável por essa alteração foi, novamente, um choque cultural.

Desta vez, a interação com ameríndios foi a responsável pelas alterações.

Hoje, o Espanhol se manifesta com grande riqueza por todo o mundo. Os países que falam espanhol seguem interagindo com outros povos, gerando novos termos.

O Espanhol em órgãos internacionais

O Espanhol é uma das línguas mais relevantes do mundo. Com 500 milhões de falantes, trata-se de uma das três línguas oficiais em órgãos internacionais.

Dentre as principais instituições temos: ONU, OEA, União Europeia, União Africana, UNESCO, etc.

Países que falam Espanhol oficialmente

Veja quais são os países que falam espanhol oficialmente

Hispanófano é todo falando do Espanhol. À comunidade de hisponófanos, chamamos hispanofonia.

Contudo, dentro da hispanofonia, há dois grupos importantes: os países que falam espanhol oficialmente e os que falam espanhol como segunda língua.

Ter o Espanhol como língua oficial implica em alguns elementos importantes. Afinal, o idioma será utilizado para fins diferentes da comunicação informal.

Desse modo, os países que falam espanhol oficialmente valem-se da norma culta. Ela é documentada pela Gramática Normativa, e possui uma série de regras.

E importa muito saber que as mudanças regionais não têm peso, aqui. A norma culta ignora regionalismos e termos informais.

Dentre os países que falam espanhol oficialmente, temos:

  • México: com aproximadamente 106 milhões de hispanófonos;
  • Espanha: com população de 45 milhões;
  • Países hispanófonos da América do Sul: sendo Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Equador;
  • Países que falam espanhol da América Central: Guatemala, Cuba, República Dominicana, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá;
  • Territórios de outras nações: como Porto Rico e Gibraltar;
  • Países que falam espanhol da África: Saara Ocidental e Guiné Equatorial.

Países que falam Espanhol extraoficialmente

Países que falam espanhol extra oficialmente

Há, no entanto, países que falam Espanhol não oficialmente. Nestes casos, o idioma entra como segunda língua. Ou, ainda, considera-se o grande número de habitantes que o sabem.

Entre eles, a maior incidência de hispanófonos é em Belize. Embora a língua oficial seja o Inglês, mais de 73% da população fala Espanhol.

Em Andorra, 70% da população fala Espanhol juntamente com o Catalão.

Todavia, os Estados Unidos chamam muita atenção. Lá, cerca de 14% da população fala Espanhol. É, em muitos de seus Estados, o segundo idioma mais falado pelos habitantes.

Considerando outros países que possuem alta incidência do Espanhol, temos:

  • Filipinas: com 3 milhões de hispanófonos;
  • França: com pouco mais de 2 milhões;
  • Brasil: nosso país possui mais de 1 milhão de hispanófonos;
  • Canadá: com pouco mais de 900 mil falantes de Espanhol;
  • Marrocos: tendo mais de 360 mil falantes.

Percebe a importância do Espanhol, no mundo? Diga-me: não é de altíssima relevância dominar este idioma? A utilidade é imensa!

Agora que você já conhece os países que falam Espanhol, é sua hora de estudar. Viajar pelo mundo é um grande sonho e uma grande conquista. Ter o Espanhol como ferramenta fará tudo melhor.

Portanto, acompanhe sempre nossas matérias. De lições de Gramática a curiosidades sobre o Espanhol, você encontra tudo aqui.

E, caso tenha qualquer dúvida ou apontamento, basta nos escrever. Receberemos seu comentário com muita alegria. E será um prazer comunicar-nos com você.

Volte sempre, caro aluno. Hasta la vista!

Quer realmente aprender a falar espanhol sem perder tempo? Veja o nosso ranking com os melhores cursos de espanhol online.

Redação Hablare

Hablare é um site de conteúdo para quem deseja aprender a falar espanhol. Temos conteúdos completos e dicas para tornar o seu aprendizado nesse idioma ainda mais cativante e divertido.

View all posts by Redação Hablare →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *