Aprender Espanhol com Música

Aprender Espanhol com música é fácil e funciona

Aprender Espanhol com música é uma estratégia magnífica de estudo. Afinal, raríssimas são as pessoas que não gostam ou se identificam com determinadas canções.

Esse gostar da música propicia oportunidades autênticas de imersão. Como falantes antes, é a imersão que dá valor ao que aprendemos. Eis a melhor maneira de memorizar palavras.

Hoje, falaremos das boas práticas para aprender Espanhol com música. Da escolha da canção ao que fazer enquanto as ouve, falaremos o que fazer e o que não fazer.

Ao final, será perfeitamente possível equilibrar estudo profundo e diversão. Conte-me: não é verdadeiramente perfeito?

Pois bem. Basta vir comigo!

O papel da música na vida humana

A música possui um valor ímpar, na vida humana. Somos capazes de nos identificar profundamente com ela.

As sensações que motiva em nós são realmente de alma. Tanto que podemos dizer ser a música a mais universal das manifestações artísticas.

Já reparou como uma música sozinha é capaz de mudar seu humor? Você pode estar bem deprê. Mas basta um clássico dos anos 80 para você se animar e até dançar.

Todo esse poder nos passa despercebido pela abundância musical que existe. Tudo que esbanjamos acaba parecendo menos importante.

Mas nossa proposta é justamente valorizar as ferramentas que temos. Utilizaremos, assim, o grande poder da música para ajudar na fluência do Espanhol.

Aprender Espanhol com música de um jeito prático

Para aprender Espanhol com música, é importante ter consciência do que se está fazendo. Afinal, mesmo que pretendamos nos divertir, queremos um resultado prático.

Assim, não adianta apenas deixar a música tocar. Devemos manter nossa atenção e trabalhar ativamente em sua compreensão.

Separemos as considerações por cada etapa. Assim, ficará mais fácil lembrar quais posturas assumir em cada momento.

Comecemos pela escolha das canções.

Escolhendo as canções

A escolha das canções é determinante para aprender Espanhol com música. E, por canção, refiro-me a músicas cantadas, que contenham letras.

Note-se que há diferenças entre o Espanhol da Espanha e o latino-americano. Por isso é importante lidar com músicos e bandas da região que priorizamos.

As canções que utilizarmos para aprender Espanhol com música devem ser prazerosas. Afinal, a repetição de músicas que incomodam atrapalhará todo o processo.

Digo isto pois seria esforço desperdiçado trocar de música no meio do processo. E, infelizmente, é muito comum ocorrer o enjoo.

Para evitar isso, basta ter em mente alguns critérios:

  • Ritmo: ritmos muito agitados ou parados demais favorecem o desinteresse pela canção. Seria bom evitar esses dois excessos;
  • Repetição: há músicas que possuem repetições demais. Elas entregarão menos material para aprender. Além disso, tornam-se mais cansativas mais rápido;
  • Estilo: dê preferência a estilos que você mais gosta. Algo muito diferente de seus gostos habituais também pode ser negativo.

Se, por exemplo, gosta de POP, há muitíssimas opções. Shakira, no início da carreira, é quase uma unanimidade. Contudo, se prefere Rock, experimente Maná.

De coisas novas a antigas, como Mercedes Sosa e Los Nocheros, há uma infinidade de músicas genais. Basta gostar das canções e se preparar para ouvi-las bastante.

Admitindo várias plataformas para aprender Espanhol com música

Sem sombra de dúvida, o celular é parceiro para todas as horas. Em nossos dias, são raros os momentos nos quais estamos separados dele.

Assim, é bem provável que você o utilize como plataforma para suas músicas. Sendo assim, sem problema. Mas busque, também, outros tipos de suporte.

Você pode, por exemplo, baixar as canções e as salvar num cartão de memória. Mais tarde, pode colocá-lo numa caixinha portátil para ouvir sempre que puder.

Se trabalha bastante no computador, tenha-as, também, no seu HD. Ouça-as enquanto trabalha. Apenas tome cuidado para não se distrair demais, tudo bem?

A vantagem dos arquivos sobre streaming é a acessibilidade. Mesmo quando não há internet, pode-se ouvi-las tranquilamente.

Todavia, se conta com pouco espaço de armazenamento, Youtube e Spotify serão uma mão na roda.

Dando início aos trabalhos: a audição frequente

 audição frequente - Aprender Espanhol com música

Nesta etapa, você não precisa, necessariamente, de tanta imersão. Basta que escute as canções prediletas com frequência.

Não precisa, também, passar todo o dia ouvindo. Mas ouça-as uma ou duas vezes por dia.

O que queremos, aqui, é gerar a familiaridade entre você e a música. Que você conheça os sons e momentos.

Essa familiaridade será determinante para abstração de novas palavras, da letra. É nisso que, realmente, estaremos estudando.

Caso comece a enjoar das músicas, dê uma pausa. Selecione outras, talvez. Importa que esteja ouvindo músicas em Espanhol.

Bem simples, não? Passemos, então, às tarefas mais imersivas.

Pesquisando letra e tradução

É da letra que tiraremos nosso aprendizado. Ela é a máxima importância para aprender Espanhol com música.

Assim, quando já tiver familiaridade com a canção, sente-se para estuda-la.

Você pode utilizar sites com o Letras e o KBoing. Eles disponibilizam as letras e, muitas vezes, traduções das músicas em Espanhol.

Tendo acesso à letra, busque lê-la. Mesmo que saiba pouco do Espanhol, leia-a algumas vezes. Em paralelo, consulte a tradução, para dar sentido às palavras que desconhecia.

Só é de grande importância confirmar traduções. Afinal, sendo feitas por voluntários, em certos casos podem estar inconsistentes.

Tomando algumas notas

Ao entrar em contato com a letra, você estará em contato com o Espanhol de fato. Assim, pode valer a pena tomar certas notas.

De modo geral, busque anotar tudo que motive curiosidade. Seja um termo desconhecido, difícil ou uma expressão. Todo idioma possui suas expressões próprias e regionais.

Tome nota, também, de partículas e usos gramaticais que desconhece. O mesmo serve para os usos que não compreende verdadeiramente.

Mais tarde, com calma, você consultará a Gramática e o Dicionário. Desse modo, poderá compreender com mais precisão as razões e sentidos implícitos, ali.

Fazendo isso, você estará aplicando valor aos termos e regras. Eles penetrarão sua memória com mais razão de existir. E aprender é memorizar sem decorar.

Tudo pronto, volte a ouvi-las com mais atenção

Aqui, as músicas já são mais do que simples sonoridades agradáveis. Elas possuem sentido, transmitem sentimentos e contam histórias.

Ouvi-las, agora, terá outro peso e carga. Especialmente se você se identificou com o que elas dizem.

Aprender Espanhol com música será mais efetivo deste modo.

Experimente, também, ouvi-las enquanto acompanha a letra. Você pode recitar a letra enquanto a música toca. Isso ajudará a perceber a pronúncia das palavras.

E não adianta ter vergonha nem medo de errar. Coragem! Seu trato vocal deve se acostumar a reproduzir essas sonoridades de modo seguro e confortável.

A grande hora: cantar para aprender Espanhol com música

cantar para aprender Espanhol com música

Depois disso tudo, você já deve ser plenamente capaz de cantá-la junto. E será magnífico fazê-lo, pois você se divertirá enquanto aprende.

Seja no chuveiro, no quarto, com ou sem a música tocando. Caso saiba um instrumento, use-o! O cérebro adora estes tipos de estímulos sensíveis. Cante e cante e cante! Se puder, encante!

Você verá como isso te ajudará com a desinibição. Além disso, te ensinará sotaques enquanto treina sua laringe para o Espanhol.

Com estas dicas, você verá como aprender Espanhol com música é uma delícia! Pode apostar! A junção de prazer com estudos é uma ferramenta de grande aproveitamento.

Se gostou das dicas, ponha-as em prática! Depois, volte e conte-nos como foi para você.

É importante sabermos qual etapa foi mais complicada; quais obstáculos encontrou. Poderemos, até, te ajudar, caso esteja com muitas dificuldades.

Tudo isso porque nosso maior objetivo é seu aprendizado. Se você vai aprender Espanhol com música ou de outra forma, nós queremos ajudar você! Por isso, você pode ver também nossos artigos sobre aprender espanhol com Filmes e Séries.

Agora, bons estudos e bom divertimento. Solte a voz, encha os ouvidos com suas canções favoritas e aprenda, enquanto isso.

Fique ligado para nossas novas matérias. Curiosidades e boas aulas estão sempre por aqui.

Até mais, caros alunos! Nos vemos em breve.

Redação Hablare

Hablare é um site de conteúdo para quem deseja aprender a falar espanhol. Temos conteúdos completos e dicas para tornar o seu aprendizado nesse idioma ainda mais cativante e divertido.

View all posts by Redação Hablare →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *