Gênero grau dos Substantivo em Espanhol

Gênero e grau dos substantivos em Espanhol

Ao tocar no tema de gênero e grau dos substantivos em Espanhol, pode parecer coisa do outro mundo. Porém não há com o que se preocupar.

Tendo o latim como sua base, o Espanhol se manifesta bem próximo ao Português. Mesmo sendo dois idiomas distintos, sua raiz comum facilita tudo para nós.

Por isso, bastará recordar alguns conceitos da escola. Lá, quando aprendemos o Português, ganhamos uma estrada para facilitar o estudo do Espanhol.

Por isso, vamos visitar o baú das memórias. Ele nos fará compreender perfeitamente gênero e grau dos substantivos em Espanhol. Conto com você nessa jornada!

O conceito de substantivos em Espanhol

Dizemos substantivo ao termo que nomeia um ser ou realidade. Sua origem refere-se ao latim “substratum”, ou seja, o que está por baixo de algo.

Com isso, busca-se significar que o substantivo é a essência de uma coisa. E, justamente por isso, a nomeamos com essa natureza de termos.

Os substantivos em Espanhol são fundamentalmente divididos em próprios e comuns: os próprios, com letra maiúscula, nomeiam pessoas. Os comuns, por sua vez, coisas e seres abstratos.

Afinal, não só damos nome ao que existe de fato. Sentimentos e divagações também recebem substantivos. Temos, como exemplo, frio, soledad, miedo. Todos são substantivos.

Importa bastante ter em mente que os substantivos falam de naturezas. Jamais de qualidades. Como no caso de frio, falamos do frio. Não que algo está frio.

Quando desejamos falar de qualidades ou características, usamos o adjetivos no Espanhol. É de grande relevância essa diferença, pois a mesma palavra pode significar ambas as coisas.

Subdivisões dos substantivos em Espanhol

Além da divisão básica em próprios e comuns, temos outras categorias de substantivos em Espanhol. Elas classificam os termos de acordo com o tipo de ser que nomeiam.

Assim, temos como classes de substantivos em Espanhol:

  • Concretos: que nomeiam coisas que existem na realidade, como coche (carro), perro (cachorro) e Marcos (nome próprio);
  • Abstratos: nomeiam pensamentos, sentidos e abstrações mentais. Servem de exemplo frio, que é negação de calor; belleza (beleza); tristeza etc.;
  • Simples: dão nome a uma realidade de forma simples: piel (pele), hombre (homem) etc.;
  • Compostos: servem-se de dois nomes para compor um específico: pararrayos (para-raios); sociocultural, paraguas (guarda-chuva) etc.;
  • Primitivos: vêm de palavras antigas, originais: piedra, tinta, mano;
  • Derivados: utilizam nomes primitivos, alterando-os para a criação de novos substantivos em Espanhol: tintero, manoseo etc.;
  • Coletivos: responsáveis por nomear grupos de seres: colmena, paquete, rebaño.

A relação de substantivos em Espanhol com os artigos e numerais

Um elemento muito importante, aqui, são os artigos. Eles, com os numerais, são responsáveis por especificar e esclarecer o que dissemos sobre os substantivos em Espanhol.

“El” é o artigo masculino. “Ella”, por sua vez, cumpre o papel de artigo feminino. “El hombre” (O homem) é muito mais específico que “un hombre” (um homem).

Da mesma forma, “la casa” (a casa) não é “una casa”, já que a segunda é qualquer uma.

A questão de gênero, nos substantivos em Espanhol

Gênero e grau dos Substantivos em Espanhol

No campo da Linguística, gênero é um assunto brando e de fácil identificação. Mesmo criancinhas, enquanto aprendem a se comunicar, o reconhecem facilmente.

Por gênero, nos referimos à natureza íntima daquilo que mencionamos. Os substantivos em Espanhol podem ter gênero masculino, feminino ou neutro.

E não há qualquer segredo. Seres sexuados, como animais e pessoas, têm o gênero advindo do sexo. “La perra” (a cadela), obviamente, não se refere a um macho.

Madre” (mãe) refere-se, também, claramente a uma mulher. Enquanto “Pedro” nomeia alguém do sexo masculino.

A grande questão do gênero, nos substantivos em Espanhol, é a concordância. Trata-se da relação de adequação lógica entre a natureza do ser e o que dizemos a seu respeito.

Desse modo, “el mujer es hermoso” apresenta-se como uma sentença terrível. “El” é artigo masculino. “Mujer” é um substantivo em Espanhol feminino. “Hermoso”, um adjetivo masculino.

Vê como é simples? Nossa própria vivência de mundo acusa o erro. Em vez disso, construímos a frase com todos os elementos concordando com o gênero do substantivo.

Só é importante tomar cuidado com alguns termos. Embora sejam femininos ou masculinos no Português, podem ser diferentes, no Espanhol.

Nosso fluido corporal de cor vermelha, no Português, é “ele”: o sangue. Porém, no Espanhol, é “la sangre” que corre pelas veias.

Ler livros e assistir a obras de arte em Espanhol ajudam bastante a aprender essas diferenças.

Entendendo a questão de número

Gênero e grau dos substantivos em Espanhol

Falar de número é ainda mais simples. Nos substantivos em Espanhol, o número diz respeito à quantidade de seres nomeados individualmente.

E o digo individualmente porque um grupo é um único indivíduo. “Una colmena” (uma colmeia) é apenas uma. Enquanto “las abejas” (as abelhas) são várias.

Desse modo, temos realidades singulares e plurais. Se é um único indivíduo ou um único grupo, singular. Se são vários indivíduos ou grupos, plural.

E a construção é igualmente simples. No mais das vezes, basta acrescentar o “S” ao final. Exatamente como no Português.

Em outros casos, pode haver alguma variação simples de memorizar. Como em “feliz”, cujo plural torna-se “felices”.

E que tal? Gostou da explicação sobre gênero e grau dos substantivos em espanhol? Espero firmemente que qualquer de suas dúvidas tenha sido sanada. Todavia, se alguma persiste, basta deixar um comentário.

Será um prazer imenso ajudar você a dominar o Espanhol cada dia mais. Esse é nosso compromisso com você, nosso aluno.

Agora, compartilhe a matéria em suas redes sociais e dê um passeio pelo nosso site. Temos várias matérias cheias de conteúdo e curiosidades.

Nossa vocação é ajudar você a alcançar o sonho da fluência em Espanhol. E vamos batalhar duro por isso. Combinado?

Até mais, caros alunos! Estejam sempre por aqui!

Redação Hablare

Hablare é um site de conteúdo para quem deseja aprender a falar espanhol. Temos conteúdos completos e dicas para tornar o seu aprendizado nesse idioma ainda mais cativante e divertido.

View all posts by Redação Hablare →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *